
Útero Invertido impede a gravidez?
31 de janeiro de 2022
O útero é um dos órgãos mais importantes do corpo feminino e está diretamente ligado à reprodução. É dentro dele que o bebê se desenvolve durante toda a gestação.
A forma como o útero se posiciona dentro do corpo pode variar de mulher para mulher. De acordo com pesquisas científicas, cerca de 15% a 25% das mulheres têm o útero retrovertido, popularmente chamado de invertido.
Nesses casos, o órgão fica virado na direção da coluna vertebral e do reto. Apesar da posição incomum, ele não interfere na atividade do aparelho reprodutor feminino, permitindo que a gravidez aconteça normalmente.
Como identificar o útero invertido?
A inversão uterina pode ser identificada por exames realizados durante as consultas de rotina ao ginecologista de confiança ou por meio do ultrassom transvaginal.
Cólicas intensas durante a menstruação podem ser indicativos de útero invertido, mas apenas o diagnóstico realizado pelo ginecologista vai confirmar essa situação.
Com acompanhamento, o médico pode indicar tratamentos que na sua grande maioria corresponde ao acompanhamento clínico.
Terei dificuldade durante a gestação?
O útero invertido não impede a gravidez. Essa situação só dificulta a gestação quando desencadeia quadros conhecidos por prejudicar a concepção natural como endometriose, doença inflamatória pélvica (DIP), entre outros.
Se após um ano de tentativas a gestação natural não acontecer, é hora de procurar um médico ginecologista especialista em reprodução humana. Após conhecer o histórico de saúde do casal e analisar exames diagnósticos, o médico terá condições de indicar o tratamento mais adequado para uma gravidez.
Caso ainda tenha dúvida, consulte os profissionais da Clínica Conceb para que você possa saber um pouco mais sobre as técnicas de reprodução humana assistida.