
Teste genético que analisa os embriões na FIV
21 de dezembro de 2022
Para ampliar as chances de sucesso do tratamento de Fertilização In Vitro (FIV) são realizados alguns testes antes da implantação do embrião no útero materno. Um deles é o PGT-A (teste genético pré-implantacional para aneuploidias), no qual profissionais da Clínica Conceb analisam uma amostra das células do embrião para análise e identificação de alterações cromossômicas.
Com tecnologia NGS (next generation sequencing), o teste promove o sequenciamento genético do DNA contido no interior das células embrionárias e realiza a comparação com sequências genéticas conhecidas, identificadas como origem de determinadas doenças hereditárias.
Ao todo, existem três tipos de PGT capacitados para identificar formas diferentes de anomalias genéticas: PGT-M, que busca doenças genéticas causadas por um único gene, em sua forma dominante ou recessiva; PGT-A, que identifica alterações cromossômicas numéricas; e PGT-SR: aponta anomalias estruturais dos cromossomos.
O que o teste detecta?
Síndrome de Down; Síndrome de Turner; Síndrome de Klinefelter; Síndrome de Marfan; Síndrome do cromossomo X frágil; Síndrome de Tay-Sachs; Acondroplasia; Fibrose Cística; Doença de Huntington; Hemofilia; e Anemia Falciforme são algumas das alterações genéticas que podem ser identificadas pelo PGT.
Quem deve fazer?
O exame genético deve ser realizado pelos casais que buscam a medicina reprodutiva e têm histórico de incidência de doenças hereditárias na família, ou que sejam portadores diretos de doenças genéticas que podem ser transmitidas para o bebê. Mulheres que querem adiar a maternidade para depois dos 35 anos, que tiveram abortos espontâneos sem ter qualquer diagnóstico de doenças como endometriose, miomas uterinos e pólipos endometriais, e que podem afetar a receptividade endometrial de forma mais direta, também pode fazer o teste.
Quais os benefícios?
Os principais benefícios do PGT são diminuir as chances de transmissão de doenças genéticas hereditárias e possibilitar a identificação de anomalias genéticas não hereditárias que resultam de mutações gênicas ou alterações na contagem dos cromossomos do embrião e que posteriormente podem ser transmitidas para o bebê. É importante ressaltar que PGT-A não evita problemas genéticos, mas contribui de forma sensível para a prevenção de condições hereditárias e para o acompanhamento do desenvolvimento dos embriões resultantes da fecundação de óvulos com possível instabilidade genética.
Converse com seu médico de confiança e busque o melhor tratamento para manter vivo o sonho de ter um bebê saudável e feliz. Os profissionais da Clínica Conceb estão prontos para te auxiliar em todos o processo de reprodução humana assistida.
Gostou das informações sobre o teste? Converse com seu médico de confiança e busque o melhor tratamento para manter vivo o sonho de ter um bebê saudável e feliz.