Clínica Conceb | Dr. Rodrigo Scardelato
Ter filhos ajuda na prevenção do Câncer de Mama?

Ter filhos ajuda na prevenção do Câncer de Mama?

29 de outubro de 2022

Adotada em todo o Brasil desde 2010, a campanha Outubro Rosa chama a atenção para os cuidados com o câncer de mama com ações de conscientização e estímulo durante todo o mês para que as mulheres façam o exame de mamografia e fiquem atentas com à saúde das mamas. Cuidados com a alimentação, a prática de atividades físicas e, claro, o autoexame, que ajuda a mulher a identificar sinais de anormalidade das mamas, são sempre ressaltados como fatores que podem auxiliar as mulheres no combate contra o câncer de mama.

Mas, e ter filhos antes dos 40 anos, realmente ajuda na prevenção ou é um grande mito?

A resposta é sim. Pode ajudar e muito. Quanto mais cedo e mais filhos uma mulher tem, menores são os riscos do surgimento de um câncer de mama.

Esse fato que gera muita curiosidade acontece porque a gestação faz com que as glândulas mamárias fiquem menos expostas às ações dos hormônios estrogênio e progesterona. E é justamente a maior exposição a esses hormônios a responsável pelo aumento de casos de câncer de mama entre as mulheres. Mulheres que não tiveram filhos ou engravidaram após os 40 anos, por exemplo, em média, têm risco três vezes maior de desenvolver a doença. Por isso, ter filhos contribui muito para a sua proteção contra o câncer de mama.

Da mesma forma, a amamentação é outro fator de proteção, pois reduz a interferência dos hormônios que podem causar a doença. Assim, quanto maior for o tempo de aleitamento materno, mais benefícios terão a mamãe e seu bebê.

Cuide-se!

Apesar desses fatores de proteção, infelizmente, o câncer de mama não é uma doença controlável. Por isso, a consulta ao seu ginecologista de confiança e o exame anual de mamografia, principalmente para quem tem 40 anos ou mais ou mesmo histórico familiar com a doença, são fundamentais neste combate. Por tanto, mantenha suas consultas em dia e cuide bem da sua saúde.

WhatsApp