Clínica Conceb | Dr. Rodrigo Scardelato
Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência

Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência

08 de fevereiro de 2023

A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez, que acontece em fevereiro, busca conscientizar e reforçar medidas preventivas e educativas que contribuem para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

Segundo relatório da Organização Pan-Americana de Saúde (PAHO), no Brasil os índices de casos registrados são considerados altíssimos, sendo a taxa de nascimento de 68,4 para cada mil adolescentes entre 15 e 19 anos, o que representa quase 50% a mais que a média mundial, estimada em 46. 

No país, mais de 400 mil adolescentes se tornam mães por ano, o que significa que cerca de 18% dos brasileiros que estão nascendo são filhos de mães adolescentes. 


Quais são os riscos da gravidez na adolescência? 
Prematuridade, anemia, aborto espontâneo, eclampsia e depressão pós-parto são alguns dos riscos à saúde de uma gravidez na adolescência. Juntam-se a isso questões emocionais e psicológicas que a adolescente passa durante esse período  diante de tantas transformações em sua rotina.

Mas, como prevenir?
O Ministério da Saúde aponta que 66% das gestações em adolescentes são indesejadas e a principal razão é a falta de informação. Essa escassez de conhecimento e a dificuldade para obter métodos anticoncepcionais afeta diretamente um grande número de gestações em adolescentes.

Por isso, a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência se faz necessária para que o direcionamento e os métodos contraceptivos possam ser apresentados e usados de maneiras mais eficiente. 

Cuide-se, previna-se e no tempo certo você realizará seu sonho de ser mãe. 

WhatsApp