
Reprodução Humana Asistida
15 de fevereiro de 2024
O avanço da medicina trouxe com ela técnicas que contribuem para a concretização de uma gravidez quando ela não acontece de forma espontânea. A essa área é dado o nome de Reprodução Humana Assistida.Através da manipulação “in vitro” de óvulos, espermatozóides e embriões, profissionais especializam realizam o sonho de casais com dificuldades de engravidar, mulheres ou homens sem parceiro sexual, casais homoafetivos, famílias com doenças preexistentes, além de possibilizar a criopreservação de gametas (congelamento de óvulos).
Uma consulta com um médico ginecologista especialista em Reprodução Humana Assistida é o ponto de partida para investigar os motivos que impedem uma gravidez, iniciar o planejamento de uma gestação daqueles que não tem um parceiro ou de casais homoafetivos.Como somos seres únicos, nenhum tratamento é igual ao outro. Após conhecer o histórico familiar e a saúde dos futuros papais, o médico solicita uma série de exames para avaliar os objetivos e necessidades daquele caso, conduzindo a família pela estratégia mais adequada.
Quando devo procurar uma clínica de Reprodução Humana Assistida?
- Após 12 meses sem uso de contraceptivo e sem sucesso de gestação espontânea;
- Casos de endometriose profunda;
- Baixa reserva ovariana;
- Idade mais avançada da mulher;
- Distúrbios de ovulação, como Síndrome dos Ovários Policísticos;
- Homens com alteração no sêmen como baixa concentração ou motilidade;
- Alteração genética que possa ser passada para o bebê;
- Mulheres que querem engravidar por produção independente;
- Casais homoafetivos.
Quais são as técnicas de Reprodução Humana Assistida disponíveis?
Após a consulta e análise do resultado dos exames de diagnóstico, o médico especialista em Reprodução Humana Assistida pode recomendar um dos tratamentos disponíveis.
Fertilização In Vitro (FIV)
A Fertilização In Vitro (FIV) é uma das técnicas mais conhecidas e mais complexas da Reprodução Humana Assistida.Ela promove a união do óvulo e do espermatozoide em ambiente laboratorial. Os embriões formados são cultivados e selecionados para, em seguida, serem transferidos ao útero da mulher.A FIV a partir das seguintes etapas, podendo ser Convencional ou ICSI.
FIV Convencional
Os espermatozoides são colocados em contato com os óvulos sem manipulação do embriologista por 24 horas para que a fertilização ocorra de forma “natural”.Após 24 horas, o embriologista verifica se houve a fertilização. Os embriões formados são cultivados até o quinto ou sexto dia de desenvolvimento para, então, serem congelados ou transferidos ao útero da mulher.
ICSI (Injeção intracitoplasmática de espermatozoides)
A ICSI envolve a manipulação dos gametas em laboratório através da injeção de um único espermatozoide vivo no óvulo.
Inseminação artificial ou inseminação intrauterina
Técnica simples de Reprodução Humana Assistida que processa os espermatozoides (sêmen) em laboratório antes de serem introduzido no trato genital feminino.
Coito programado
Por meio do ciclo menstrual da mulher e definido o melhor momento para ocorrência da relação sexual visando gestação.
Vitificação
Tecnologia aplicada para o congelamento de ovócitos e embriões. Consiste em uma técnica de criopreservação que se difere da forma convencional devido à rapidez que atinge baixas temperaturas.
São muitos os fatores envolvidos na indicação da vitrificação, como: a estabilidade profissional, a espera por um relacionamento estável, o desejo de atingir segurança financeira ou quando as pacientes estiveram passando por tratamento de quimio ou radioterapia. Um ginecologista de confiança e especializado em Reprodução Humana Assistida é essencial para orientar e acompanhar o desenvolvimento da gestação.