
Quando optar por tratamento de Reprodução Humana Assistida?
10 de dezembro de 2021
A dificuldade em engravidar vem acompanhada de uma série de dúvidas e com elas o desejo de investigar se o que impede a gravidez são questões ligadas ao organismo do homem ou da mulher ou mesmo pelo estilo de vida dos futuros pais.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 15% dos casais possuem fatores que dificultam uma gravidez de forma natural. Estima-se ainda que 40% dos casos de infertilidade sejam causadas por alterações no DNA do espermatozoide.
Quando a gravidez não acontece de forma natural após um ano de tentativas é hora de procurar um médico ginecologistas especializado em reprodução humana assistida para investigar a saúde do casal e conhecer as técnicas disponíveis para auxiliar na gravidez.
Listamos as dúvidas mais comuns recebidas pelos profissionais da Clínica Conceb para que você possa saber um pouco mais sobre reprodução humana assistida:
- Quais exames são necessários para verificar a fertilidade do casal?
Antes de definir o tratamento, o médico vai solicitar exames para avaliação da saúde do casal. Os principais são:
Avaliação hormonal
Ultrassom
Exames clínicos de HTLV, hepative, sífilis e HIV
Avaliação das tubas pela histerossalpingografia
Espermograma
Hormônio Antimulleriano (AMH)
Contagem de folículos antrais (CFA)
- Quais são os tratamentos de reprodução humana assistida disponíveis?
Inseminação intrauterina (IIU): quando o sêmen processado é depositado diretamente na cavidade uterina. O procedimento é indicado principalmente para mulheres que possuem distúrbios de ovulação e homens com pequenas alterações no sêmen.
Fertilização in Vitro (FIV): é feito um “encontro” entre óvulo e espermatozoide em laboratório. Neste processo, os embriões resultantes da junção entre os gametas masculino e feminino são transferidos para o útero materno.
Vitrificação: É uma tecnologia aplicada para o congelamento de embriões. O procedimento consiste em uma técnica de criopreservação. A taxa de gestação de pacientes é praticamente a mesma se comparada com a utilização de embriões no estado “fresco” (sem passar pelo congelamento).
ICSI (Injeção intracitoplasmática de espermatozoides): um espermatozoide saudável é selecionado e inserido diretamente dentro do óvulo, separando o material genético que esteja em condições ideais para a fertilização.
- Quais as chances de engravidar na primeira tentativa de fertilização?
Assim como ocorre com a gravidez natural, não há garantia alguma que na gravidez assistida a mulher irá engravidar na primeira tentativa de fertilização.
- Há limite de idade para gravidez assistida?
A Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) recomenda que técnicas de reprodução humana assistida sejam utilizadas em mulheres de até 43 anos, utilizando o próprio óvulo.
Em caso de receber óvulos doados, o limite de idade é de 55 anos.
É preciso ainda analisar a saúde da mulher e ouvir a opinião do médico ginecologista especialista em reprodução humana assistida.
A Clínica Conceb oferece tratamentos de reprodução humana assistida com segurança, qualidade e acima de tudo respeito a seus pacientes para oferecer o melhor tratamento.
Entre em contato com um de nossos profissionais e saiba mais sobre as possibilidades de tratamentos.