
Preservação da Fertilidade
13 de janeiro de 2022
Idade, problemas de saúde, questões hormonais, anatômicas, tratamentos quimioterápicos, tabagismo, álcool, drogas e estresse são alguns fatores que prejudicam a fertilidade, tanto masculina quanto feminina.
Os avanços da medicina reprodutiva permitem que os casais planejem com segurança uma gestação, independentemente do cenário. Congelar óvulos, espermatozoides ou embriões são opções para quem quer ter um filho, mas ainda não sabe quando isso deve acontecer. Mulheres possuem uma reserva ovariana que vai diminuindo com o passar dos anos até cessar a ovulação. Sem óvulos, não é possível engravidar. Homens podem ter problemas de infertilidade. Sem espermatozoides saudáveis não acontece a fecundação do óvulo e, consequentemente, a gravidez.
O primeiro passo para a preservação da fertilidade do casal é procurar um médico ginecologista especializado em reprodução humana assistida para orientações e exames.
É durante a consulta médica que será avaliada a saúde feminina e masculina e verificada a necessidade de tratamentos em busca de uma gravidez natural ou a utilização de técnicas de reprodução humana assistida.
Preserve sua fertilidade
Existem algumas dicas que ajudam a preservar a fertilidade. Quer saber quais são?
Alimente-se bem
Dietas restritivas, consumo exagerado de produtos industrializados, fast food e açúcares podem causar irregularidades nos ciclos menstruais. Uma alimentação balanceada rica em frutas, legumes, verduras, carnes vermelhas, azeite de oliva e muita água é o ideal para as mulheres que desejam engravidar.
Pratique atividades físicas
Manter o peso ideal e praticar atividades físicas com regularidade é muito importante para manter uma boa saúde. Massas corporais abaixo ou mesmo acima do índice recomendado levam a produção ineficiente de hormônios e desequilíbrio na ovulação.
Tenha hábitos saudáveis
Evite a ingestão de refrigerantes, bebidas alcoólicas e o uso de cigarros. Essas substâncias pioram a qualidade embrionária e podem gerar abortos espontâneos. Procure trocar os hábitos antigos por opções que te deixem relaxada, como caminhadas, meditação e momentos para cuidar de você.
Consulte um especialista
Através de exames de rotina, seu ginecologista poderá detectar a necessidade de tratamentos para auxiliar no aumento da fertilidade e ainda identificar problemas como endometriose, cistos ou doenças ligadas a infertilidade e ao trato genital.
Nossa equipe está pronta para tirar suas dúvidas e te atender de forma empática, confortável e humanizada.