
Ovarite
30 de setembro de 2021
Algumas mulheres podem sofrer com inflamação nos ovários. Conhecida como Ovarite, ou Ooforite, a inflamação pode acontecer em um ou nos dois ovários e é geralmente causada por bactérias e germes que comprometem o sistema reprodutor feminino, podendo tornar a mulher infértil.
Condição rara devido à grande resistência e local em que se encontra o ovário, pois dificilmente tais germes conseguem ter acesso a ele, a doença pode atingir um ou os dois ovários e, quando não tratada adequadamente, a ovarite pode causar infertilidade.
A ovarite pode ser classificada de três formas:
Ovarite Aguda – Geralmente acontece apenas uma vez devido a infecção por bactérias como estreptococo e estafilococo. Também pode ocorrer após a mulher desenvolver caxumba, doença causada pelo paramixovírus (HPIV).
Ovarite Crônica – Quando a inflamação dos ovários acontece com frequência, sendo causada por microrganismos patogênicos ou após a mulher enfrentar um quadro de endometriose.
Ovarite Autoimune – Apesar de extremamente raro, a ovarite autoimune pode acontecer quando o sistema que protege os ovários da mulher se descontrola e acaba “atacando” o próprio organismo, destruindo as células do ovário e tornando a mulher infértil.
Como saber se tenho ovarite?
Dores no abdome, na região da pelve, incômodo ao urinar e durante as relações sexuais, sangramento fora do período menstrual, enjoo, vômito, febre e dificuldade para engravidar podem ser sinais da ovarite.
Os sinais da inflamação, apesar de muito desconfortáveis para a mulher, podem ser facilmente confundidos com outras doenças que também atingem o sistema reprodutor feminino. Por isso, é sempre muito importante consultar um médico especialista assim que os primeiros sintomas surgirem para garantir o tratamento correto.
Exames de sangue e em alguns casos a ultrassonografia pélvica e videolaparoscopia são solicitados pelo médico para diagnosticar a inflamação. O ginecologista também deve analisar o histórico clínico da paciente para prescrever o tratamento específico e adequado a ela.
Os tratamentos, em sua grande maioria, são feitos com antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos por um período de 7 a 14 dias. Em casos de inflamação crônica, pode ser necessária a medicação intravenosa.
Ovarite causa infertilidade?
Em casos graves a ovarite pode causar infertilidade. Isso acontece quando a paciente não reage ao tratamento, quando as células são atacadas ou quando o ovário é retirado. Nos casos menos graves pode vir a acontecer a infertilidade, mas só por um período. À medida que o tratamento vai se desenvolvendo, o sistema reprodutor feminino retoma sua normalidade. Especialistas em reprodução humana, os profissionais da Clínica Conceb estão prontos para te ajudar a obter um diagnóstico rápido, seguro e humanizado. Agende uma consulta.