O espermatozoide mais rápido não é aquele que fertiliza.
04 de agosto de 2023
Se você sempre imaginou que o espermatozoide mais rápido é aquele que fertiliza o óvulo, você se enganou. Os óvulos humanos parecem "escolher" qual espermatozoide será o vencedor na corrida para fecundá-los e gerar uma nova vida.Essa é a revelação de um estudo de pesquisadores da Universidade de Estocolmo, na Suécia, e da Fundação de Confiança Universidade de Manchester, no Reino Unido, publicado na revista científica The Royal Society.
Segundo os autores do estudo, os óvulos humanos liberam substâncias químicas chamadas quimioatraentes, que deixam uma espécie de trilha com 'migalhas' químicas que os espermatozoides seguem para encontrar óvulos não fertilizados. Os pesquisadores observaram espermatozoides no caminho para o óvulo, que enviava alguns sinais capazes de fazer algumas células reprodutoras masculinas nadarem para longe do óvulo e até mesmo de matar outras.
Ao final do estudo, foi comprovado que o fluido folicular de uma mulher era melhor em atrair espermatozoide de um homem, enquanto o fluido folicular de outra mulher era melhor em atrair espermatozoide de um homem diferente. Isso mostra que as interações entre óvulos e espermatozoides humanos dependem da identidade específica das mulheres e dos homens envolvidos. A descoberta ajuda a atender algumas implicações nos tratamentos de fertilidade, que indicam que os óvulos de uma mulher podem não ser compatíveis com o esperma de um homem, mas podem ser conciliáveis com o de outro. A concepção de uma nova vida só acontece após a união de um óvulo e um espermatozoide.
Quando a gravidez não acontece de forma natural após um ano de tentativas é hora de procurar um médico ginecologistas especializado em reprodução humana assistida para investigar a saúde do casal e conhecer as técnicas disponíveis para auxiliar na gravidez.