
Junho - mês da Conscientização da Infertilidade
27 de junho de 2024
O mês de junho é marcado pela Conscientização da Infertilidade, uma forma de aumentar a reflexão sobre a importância com os cuidados com a fertilidade humana. Estima-se que 1 em cada 6 adultos no mundo sofre de infertilidade, o que corresponde a cerca de 17,5% da população adulta, de acordo com relatório publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2023.
O que é infertilidade?
A infertilidade é caracterizada por problemas no sistema reprodutor masculino ou feminino, definida pela incapacidade de conceber uma gravidez natural após 12 meses ou mais de relações sexuais regulares sem o uso de métodos contraceptivos.
O que causa a infertilidade?
Há vários fatores que podem causar a infertilidade, tanto físicos, como hormonais, ambientais e ligados ao estilo de vida, como tabagismo, consumo excessivo de álcool, obesidade e exposição a poluentes. Nos homens, problemas na anatomia, inflamação ou infecção nos testículos, problemas no transporte do esperma, alterações hormonais ou na quantidade de espermatozoides podem levar a infertilidade. Problemas anatômicos no útero, tubas ou ovários, desequilíbrios hormonais que afetam o ciclo menstrual, endometriose e o avanço da idade são os fatores mais frequentemente relacionados à infertilidade nas mulheres.
Como saber se há problemas de infertilidade?
Uma consulta com um médico especializado em reprodução humana é o caminho mais rápido para verificar a infertilidade. Através de exames de diagnóstico que avaliam a ovulação, o esperma e o caminho que eles vão percorrer para se encontrar - útero e das trompas de falópio – o médico poderá verificar qual o problema que impede a gravidez.
Tratamento para infertilidade
Existem muitos tratamentos que possibilitam alcançar a tão sonhada gravidez e ele será indicado pelo médico especializado em reprodução assistida com base no diagnóstico do casal.
Os tratamentos mais comuns são:
- Inseminação artificial;
- Fertilização in Vitro (FIV).
O ideal é que ao verificar a dificuldade persistente em engravidar o casal procure um especialista em reprodução humana. Quanto mais cedo a causa da infertilidade for determinada, maiores são as chances de sucesso do tratamento.