Clínica Conceb | Dr. Rodrigo Scardelato
Gravidez após câncer de mama

Gravidez após câncer de mama

15 de outubro de 2021

Uma das maiores preocupações entre mulheres que têm ou já tiveram câncer de mama e nutrem o desejo de ser mãe é a possibilidade de uma gestação natural. Tratamentos como a quimioterapia ou o uso de medicamentos podem prejudicar os ovários, interferindo na qualidade e produção dos óvulos, causando infertilidade da mulher em alguns casos.

Apesar de ser mais comum em mulheres com idade avançada, as mais jovens também podem receber o diagnóstico de câncer de mama. Por isso, é muito importante que ao descobrir o câncer a paciente procure auxílio de um médico ginecologista e obstetra especialista em reprodução humana assistida para a realização de exames e acompanhamento de sua saúde reprodutiva. Algumas técnicas como o congelamento de óvulos podem ajudar a concretizar o sonho de uma gravidez futura com menos riscos para a mulher e mais segurança para o bebê.

Outra grande preocupação entre mulheres que já foram acometidas pelo câncer de mama é a volta da doença devido aos altos níveis hormonais resultantes de uma gravidez, já que muitos tipos de câncer são sensíveis ao estrogênio. Estudos médicos realizados atualmente apontam que a gravidez não aumenta as chances do reaparecimento do câncer de mama após um tratamento bem sucedido.

O ideal é que, após passar pelo tratamento de câncer de mama, a mulher aguarde pelo menos dois anos para tentar uma gestação natural, sempre acompanhada e orientada por um especialista em reprodução humana assistida para garantir que as chances de uma gestação sejam positivas.

Caso não seja possível engravidar de forma natural, existem técnicas de reprodução assistida que possibilitam a manipulação de óvulo e espermatozoides para a tão desejada gravidez.

É importante lembrar que cada caso deve ser analisado individualmente, de acordo com o histórico de cada paciente, para verificar qual a melhor técnica de reprodução a ser aplicada.

Consulte os profissionais da Clínica Conceb para entender mais sobre as possibilidades de tratamentos quando não se consegue uma gravidez pelos métodos naturais.

 

Outubro Rosa

O mês de outubro é marcado pela campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo alertar e conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

 Mulheres a partir dos 40 anos devem realizar o exame de mamografia anualmente para checar se tudo está bem.  O autoexame também pode auxiliar na detecção precoce do câncer e pode ser feito por mulheres de qualquer idade.

Caso qualquer anormalidade seja percebida, um médico ginecologista deve ser consultado imediatamente.

Esteja sempre atenta aos sinais do seu corpo e faça consultas periódicas ao ginecologista para manter sua saúde sempre em dia.

WhatsApp