
Endometriose x Fertilidade
28 de dezembro de 2022
Principal causa de infertilidade feminina, a endometriose atinge 15% das mulheres em idade fértil, segundo a Associação Brasileira de Endometriose (SBE). Quase silenciosa, a doença é descoberta pela maioria das mulheres quando as tentativas de engravidar não são bem-sucedidas. Mas calma, apesar de não ter uma cura, existe um tratamento e vamos te explicar.
Primeiramente é preciso entender o que é a endometriose. O útero é revestido por um tecido chamado endométrio que, a cada ciclo menstrual, quando não há gestação, ele descama e é eliminado na menstruação. Quando parte desse tecido não é eliminada, através da corrente sanguínea, ela vai para órgãos como ovários, trompas, intestinos, bexiga, apêndice e vagina, e assim forma-se a endometriose, um tecido endometrial fora do útero.
Devido a esse tecido endométrio, mesmo fora do útero, seguir sendo estimulado mensalmente pela ação dos hormônios do ciclo menstrual, ocorrem mudanças na anatomia desses órgãos e isso gera uma reação inflamatória. E é justamente essa alteração anatômica que causa a infertilidade feminina.
Quais os sintomas?
O sintoma mais comum da endometriose é a dor intensa, provocada pelas cólicas, devido à expansão do endométrio. Outros sintomas são: fortes dores abdominais no período menstrual; sangramento menstrual intenso; presença de nódulos ou cistos no sistema reprodutor; dores ao urinar; constipação (prisão de ventre) e cólicas intestinais; e dor durante e após as relações sexuais.
Como posso tratar?
A endometriose pode ser tratada com uma cirurgia denominada laparoscopia ou por meio de medicações. Além disso, fazer exercícios físicos e ter uma alimentação saudável, junto com ações que melhorem a qualidade de vida, também ajudam no tratamento.
Posso engravidar?
Algumas mulheres com endometriose ainda em estágios iniciais também podem apresentar infertilidade. Da mesma forma, nem todas as mulheres diagnosticadas com a doença têm dificuldade para engravidar. Uma opção é o tratamento cirúrgico através da laparoscopia, onde segundo a Associação Brasileira de Endometriose (SBE), 50% das pacientes têm chances de concepção futura. Outra opção de tratamento é a reprodução assistida através da fertilização in vitro, que deve ser acompanhada por um especialista da área. Dessa forma, as chances de ser mãe biológica aumentam e a mulher pode engravida realizando assim seu sonho de ser mãe.