Clínica Conceb | Dr. Rodrigo Scardelato
É possível engravidar na menopausa precoce?

É possível engravidar na menopausa precoce?

27 de dezembro de 2023

É possível engravidar na menopausa precoce?

Algumas mulheres vivenciam a menopausa precoce, condição em que os ovários param de funcionar antes dos 40 anos, reduzindo em menos de 10% as chances de engravidar de forma natural. Apesar disso, com apoio de um médico ginecologista e técnicas de reprodução humana assistida, a tão sonhada gestação pode acontecer.

A menopausa precoce pode ser causada por diferentes fatores como predisposição genética, doenças autoimunes, tratamentos de câncer, cirurgias nos ovários, distúrbios hormonais e por algumas infecções.

As chances de engravidar de forma natural são reduzidas porque há diminuição da reserva ovariana (número de óvulos disponíveis para fertilização), tornando mais difícil a concepção. Embora a infertilidade seja uma das principais consequências da menopausa precoce, existem técnicas de reprodução humana assistida que podem aumentar as chances de uma gravidez.

FIV na menopausa precoce

Após exames de diagnóstico e uma avaliação detalhada da reserva ovariana, o ginecologista especializado em reprodução humana assistida apresenta à futura mamãe opções para engravidar como a estimulação ovariana ou a fertilização in vitro (FIV).

A FIV é uma das técnicas mais utilizadas no caso da menopausa precoce. Nesse processo, a produção de óvulos é estimulada através de medicamentos. Em seguida, eles são coletados e fertilizados em laboratório com o esperma do parceiro ou de um doador. Após essa etapa, os embriões são transferidos para o útero da mulher na tentativa de uma gravidez bem-sucedida.

WhatsApp