Disfunção Ejaculatória é sinal de infertilidade?
16 de agosto de 2021
A disfunção ejaculatória é um problema raro, mas que pode estar diretamente ligado a infertilidade masculina. Ela acontece quando existe a dificuldade ou incapacidade de ejacular durante o ato sexual, mesmo com o orgasmo.
Apesar de ser mais comum entre homens com diabetes, outros fatores como cistos na próstata, ausência das vesículas seminais ou mesmo traumas em homens que sofreram acidentes com fraturas na coluna, podem levar à disfunção.
Consultar um especialista em reprodução humana assistida é essencial para homens que desejam ser pais, mas a gravidez não acontece de forma natural. Alguns tratamentos podem auxiliar na normalização da ejaculação.
O médico vai analisar o caso e, com auxílio de exames diagnósticos, verificar o tratamento mais adequado. O uso de medicamentos por homens diabéticos, por exemplo, é uma das maneiras de retomar a ejaculação. Naqueles que possuem cistos, pode ser necessária intervenção cirúrgica.
Quando a infertilidade persiste, mesmo após os tratamentos, a Fertilização In Vitro por injeção intracitoplasmática de espermatozoide (ICSI) pode ser uma solução. Esta técnica de alta complexidade é indicada principalmente quando a infertilidade é provocada por fatores masculinos. Na ICSI, os gametas masculinos são coletados e preparados em placas de cultivo com o auxílio de aparelhos de alta precisão, como micromanipuladores e microscópios.
A não ejaculação ou a diminuição do volume de sémen podem ser sinais de que alguma coisa não está certa. Ao perceber qualquer alteração, é preciso procurar um médico especialista, que irá orientar sobre o tratamento mais indicado.
Os profissionais da Clínica Conceb estão preparados para avaliar cada caso de forma individual e respeitosa.