Clínica Conceb | Dr. Rodrigo Scardelato
Congelamento de óvulos.

Congelamento de óvulos.

24 de fevereiro de 2022

A busca pela estabilidade financeira, ascensão no trabalho, a concretização de outros sonhos e prioridades ou até mesmo questões ligadas à saúde têm feito com que muitas famílias adiem a gravidez.

Nestes cenários, o congelamento de óvulos tem se tornado uma opção muito viável. Essa técnica permite a preservação dos gametas femininos mais jovens, mantendo assim a fertilidade da mulher e grandes chances de sucesso de uma gestação futura.

 O procedimento de congelar os óvulos deve ser feito por um médico ginecologista especialista em reprodução humana assistida. É este profissional quem vai verificar a viabilidade do congelamento através de exames que indiquem a condição de uso de hormônios no corpo da mulher afim de impulsionar os ovários a produzirem óvulos para a coleta.

 A técnica de congelamento consiste na captação dos óvulos da mulher, que em seguida são selecionados e inseridos em nitrogênio líquido, sendo congelados e armazenados a uma temperatura de aproximadamente 195 °C negativos. Os óvulos podem ser mantidos em congelamento por até 15 anos preservando sua capacidade reprodutiva.

Assim que o momento da gravidez chegar, os gametas são descongelados e é feita a fertilização em laboratório com os espermatozoides do futuro papai ou de um doador. Somente após esse processo é que os embriões são transferidos para o útero materno.

Qualquer mulher pode pensar em congelar seus óvulos. É importante lembrar que, quanto mais jovem, melhor a qualidade dos óvulos coletados e maiores as chances de uma gravidez futura. O ideal é que o tratamento seja feito até os 35 anos de idade.

Além de casais que visam o planejamento familiar, existem outros casos nos quais o congelamento de óvulos pode auxiliar nas altas taxas de sucesso de uma gestação futura como, por exemplo, casos em que a mulher vai passar por um tratamento oncológico, tratamento de doenças autoimunes ou quando a mulher precisou ter os ovários removidos, devido a doenças benignas como por exemplo, cistos de endometriose.

Consulte um de nossos especialistas para tirar suas dúvidas e verificar a viabilidade do congelamento de óvulos. Os profissionais da Conceb estão prontos para te atender de forma humana, respeitosa e segura.

WhatsApp