Clínica Conceb | Dr. Rodrigo Scardelato
Câncer de próstata e fertilidade masculina.

Câncer de próstata e fertilidade masculina.

12 de novembro de 2021

Novembro é o mês para reforçar a importância do cuidado com a saúde do homem através da conscientização sobre o câncer de próstata. Apesar de ser mais comum em homens acima dos 65 anos, a doença também pode acometer os mais jovens com histórico familiar da doença ou comorbidades como obesidade, por exemplo.

O cuidado com a saúde não pode esperar. É preciso ficar atento a qualquer sinal de que algo não vai bem, independentemente da idade. Sintomas como disfunções sexuais, dor ao urinar, presença de sangue na urina e sensação de bexiga cheia mesmo após urinar podem ser sinais de câncer de próstata. Ao menor sinal de um deles, é preciso procurar um médico urologista para a realização de exames.

No caso dos mais jovens, o câncer de próstata pode ser um fator importante na causa da infertilidade masculina. Por isso, homens que têm o desejo de serem pais ou estão planejamento este momento devem redobrar a atenção e realizar exames que possam detectar precocemente a existência da doença.

A próstata é uma glândula que produz o líquido que contém os espermatozoides liberados durante a ejaculação, o sêmen. Quando existe uma disfunção na glândula, devido a mutações das células, a produção do líquido fica desenfreada, causando a doença.

Apesar de atualmente os tratamentos para o câncer terem resultados satisfatórios, em muitos casos, a quimioterapia e a radioterapia podem comprometer o aparelho reprodutor masculino, causando infertilidade. Por isso, tão importante quanto a realização periódica de exames, ao descobrir o câncer de próstata o homem deve ser orientado sobre a preservação da fertilidade.

O congelamento de espermatozoides é a forma mais comum para garantir uma concepção futura, mas o procedimento deve ser feito antes do início dos tratamentos contra o câncer. É simples e indolor.

Converse com um dos profissionais da Clínica Conceb para entender mais sobre a técnica do congelamento e a preservação da fertilidade masculina.

 

Câncer de próstata

A partir dos 50 anos, os exames para detecção do câncer de próstata devem fazer parte da rotina de cuidados com a saúde masculina. Quando há casos na família, os exames devem ser iniciados mais cedo.

Além do exame de toque retal, realizado pelo médico em consultório, exames de sangue (PSA) ou de PET-CT são importantes para o diagnóstico precoce da doença e o aumento das chances de cura.

Dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer) revelam que o câncer de próstata está entre os tipos de maior incidência e é a segunda maior causa de morte entre os homens.

Não deixe para depois. Cuide de você e de quem você ama.

WhatsApp