
Agosto Dourado: mês da amamentação
09 de agosto de 2023
O mês de agosto, já tradicionalmente conhecido por Agosto Dourado, é dedicado a campanha de conscientização sobre a importância da amamentação, quando são intensificadas as ações para esclarecer e sensibilizar o público sobre o aleitamento materno.
A cor dourada foi escolhida para marcar a campanha por estar ligada ao padrão ouro, ou seja, a qualidade do leite materno.
Considerado o alimento mais completo e ideal para os primeiros seis meses de vida do bebê, o leite materno fornece todas as proteínas, nutrientes, vitaminas, água e gorduras necessárias para o pleno desenvolvimento dos recém-nascidos. O aleitamento materno é indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde (MS) e pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Dados da OMS e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apontam que cerca de seis milhões de vidas são salvas no mundo pelo aumento da taxa de amamentação exclusiva nesta primeira fase.
Após esse período, a dieta do bebê muda, mas o leite materno pode ser utilizado de forma complementar até os dois anos de idade ou até quando a criança e a mãe desejarem, já que ambos são beneficiados com a prática. No âmbito emocional, é um momento de criação de vínculo afetivo entre mãe e filho, além de custos financeiros menores e melhor qualidade de vida para um e outro.
Outros benefícios ao bebê associados ao leite materno são a proteção de infecções respiratórias, diarreias, diminuição do risco de alergia, hipertensão, obesidade, hipercolesterolemia - taxas elevadas de colesterol no sangue, diabetes, ajuda no desenvolvimento cognitivo e na saúde bucal, com dentes mais fortes.
Recomendações para auxiliar a amamentação
A amamentação é um processo de descoberta para mães e filhos. Esse momento de grande ligação entre os dois e de extrema importância para o desenvolvimento do bebê requer alguns cuidados:
- colocar o bebê para mamar em uma boa posição e com a pega adequada;
- optar por ambientes tranquilos e sem estresses no momento do aleitamento;
- boa hidratação por parte da mãe, além de descanso sempre que possível.
Vale lembrar que é normal a mãe sentir dor de leve a moderada na primeira semana de adaptação. No entanto, a mulher deve observar e procurar orientações de um médico ginecologista no caso de mamilos muito doloridos e/ou machucados.
Amamentar é um ato de amor.