
A progesterona interfere na gravidez?
30 de abril de 2022
A progesterona é um hormônio presente em nosso organismo de extrema importância para a gravidez. A redução dos níveis desse hormônio no organismo feminino pode dificultar a gestação e ampliar o risco de aborto espontâneo.
Produzida pelos ovários durante a segunda fase do ciclo menstrual e pela placenta, a partir da 12ª semana de gravidez, sua função é regular o ciclo menstrual e preparar o útero para receber o embrião. Além disso, a progesterona é responsável por preparar as glândulas mamárias para produzir e secretar o leite materno.
Ganho de peso, alterações no humor, ciclo menstrual irregular, além da dificuldade para engravidar são indicativos de baixas taxas de progesterona. Ao perceber qualquer um desses sintomas, é necessário consultar um ginecologista para avaliação das taxas hormonais.
Progesterona e FIV
Assim como em uma gestação natural, para que os métodos de reprodução humana assistida tenham sucesso é preciso que os níveis de progesterona estejam regulados. Após a realização de exames de diagnóstico o ginecologista especialista em reprodução humana assistida indicará o tratamento mais adequado para reposição do hormônio e o momento ideal para a Fertilização In Vitro (FIV). Em alguns casos é preciso que a mulher faça uso da suplementação hormonal para criar as condições ideias para uma gestação de qualidade e para que o bebê se desenvolva com saúde.
Consulte um especialista da Clínica Conceb para entender mais sobre o assunto e para uma avaliação clínica. Estamos prontos para te ajudar a ter uma gestação tranquila e segura.